Mostra de documentários aborda violações dos direitos humanos

Entre os dias 27 e 29 de maio, o Centro MariAntonia da USP promove uma mostra de documentários dos diretores do Reino Unido Cahal McLaughlin, professor na Queen´s University Belfast, e Siobhán Wills, professora de direito na Ulster University,.

Os filmes são fruto das pesquisas acadêmicas de Shobhán e de Cahal, que trabalham sobre o tema da violência e dos direitos humanos.

Além dos diretores, haverá a participação dos mediadores:

– João Fernando Finazzi (LUMA) para o filme “It Stays With You”;
– Juliana Resende, jornalista, para o filme “Right Now I Want to Scream”;
–
Nayara Khaly, coordenadora da Coalizão da ONU Antirracismo, para o filme for “We Fight For This Land”

O evento é aberto a todos, sem necessidade de vínculo com a universidade, e tem entrada gratuita.

1) Segunda, 27 de maio, às 16 horas, com João Fernando Finazzi
It Stays With You: Use of Force by UN Peacekeepers in Haiti (2018, 50″) – Cahal McLaughlin e Siobhán Wills

Sinopse
Entre 2004 e 2007, as tropas de manutenção da paz da ONU realizaram vários ataques em Cité Soleil, um bairro pobre de Porto Príncipe. Os ataques tinham como alvo grupos criminosos, mas dezenas de civis foram mortos e muitos ficaram feridos, bem como casas foram destruídas. A ONU nunca visitou os bairros para investigar ou ouvir os testemunhos das famílias afetadas, e não foram prestados cuidados médicos às pessoas feridas nos ataques.

2) Terça, 28 de maio, às 16 horas, com Juliana Resende
Right Now I Want to Scream: Police and Army Violence in Rio – the Brazil Haiti Connection (2020, 62″) de Cahal McLaughlin e Siobhán Wills

Sinopse
Polícia e as milícias armadas no Rio – a conexão do Brasil-Haiti. O filme foi produzido utilizando práticas participativas em colaboração com mães cujos filhos foram mortos durante operações policiais no Complexo do Alemão, Manguihos, Complexo de Maré; e Salgueira.

3) Quarta, 29 de maio, às 16 horas, com Nayara Khaly
We Fight For This Land: Quilombola and Indigenous Resistance to Ecowar Violence in the Amazon (2023, 62´) de Cahal McLaughlin e Siobhán Wills

Sinopse
As comunidades quilombolas e indígenas Ka’apor no estado amazônico do Maranhão, no Brasil, enfrentam múltiplas formas de ecoviolência, desde pecuaristas e produtores de soja que tomam posse de suas terras até violência estrutural e política com a polícia e os sistemas do governo estadual trabalhando em favor dos proprietários de terras. Este documentário acompanha a vida de duas comunidades que resistem a tal
violência e tentam manter os seus sistemas de vida tradicionais e mais sustentáveis. A comunidade Quilombola – descendentes de escravos fugitivos – em Boa Hora3/Manorama vive da terra há gerações. Um criador de gado recém-chegado invadiu as suas terras, usando assassinos armados como apoio, forçando a comunidade a avançar para dentro da floresta. A comunidade indígena Ka’apor tem resistido à violência dos colonos desde o início da colonização e recentemente tem se reorganizado para se adaptar às táticas de apropriação de terras em sua área. Apesar dos compromissos legais federais relativamente ao seu estatuto, a nível estadual local enfrentam a ecoviolência contínua sob a forma de assassinatos dos
seus líderes e apropriação de terras por agricultores locais.

Quem é Cahal McLaughlim
Professor catedrático de Estudos de Cinema na Queen’s University Belfast, é diretor do Prisons Memory Archive (www.prisonsmemoryarchive.com) e diretor do Centre for Documentary Research da QUB (www.cdr.qub.ac.uk). Como documentarista, ele se envolveu em métodos de como podemos abordar o legado de passados conflitantes de maneiras que reconheçam a vulnerabilidade de nossas memórias e a natureza contestada de nossas narrativas. Seus outros filmes incluem Armagh Stories: Voices from the Gaol (2015), sobre a prisão feminina durante os problemas no Norte da Irlanda, We Never Give Up II (2012), sobre reparações na África do Sul. Suas publicações incluem Recording Memories from Political Conflict: a filmmaker’s Journey (2010) Intellect, e Who Tells What to Whom and How: the Prisons Memory Archive.

Quem é Siobhán Wills
Professora de direito no Transitional Justice Institute, Ulster University. Ela recebeu uma bolsa de meio de carreira da Academia Britânica 2015-2016 para pesquisar o uso da força por forças de manutenção da paz mandatadas pelo Capítulo VII que operam em situações onde não há conflito armado e posteriormente recebeu uma bolsa de pesquisa AHRC 2016-2017 para fazer um documentário, em conjunto com o Prof McLaughlin (QUB), sobre a manutenção da paz no Haiti. Ela é membro do Comitê da Associação de Direito Internacional sobre o Uso da Força e do Comitê de Ciências Sociais da Royal Irish Academy. Antes de sua nomeação na Universidade de Ulster, ela ocupou a cátedra visitante Ariel Sallows em Direitos Humanos na Universidade de Saskatchewan. Ela também lecionou na University College Cork, onde foi codiretora do Centro de Justiça Criminal e Direitos Humanos. Foi pesquisadora visitante na Escola de Estudos Avançados da Universidade de Londres; um bolsista Fulbright; um Hauser Global Fellow na NYU; e membro do Programa de Direitos Humanos de Harvard. Ela publicou amplamente sobre questões de direito humanitário internacional, manutenção da paz e proteção de civis.

Serviço:

Mostra de documentários de Cahal McLaughlin e Siobhán Wills