MariAntonia recebe o Cordão da Mentira

MariAntonia recebe o Cordão da Mentira

Na segunda, 1º de abril, o Centro MariAntonia da USP recebe, a partir das 17 horas, o Cordão da Mentira, com o tema de 2024 “De Golpe em Golpe: tá lá um corpo estendido no chão”. O centro cultural é o ponto de concentração do Cordão, com músicas e homenagens, seguida do cortejo, que seguirá até o Memorial da Resistência, no centro de São Paulo.

O ato carnavalesco reúne artistas, militantes e movimentos sociais no dia 1º de abril, Dia da Mentira e dia do Golpe de 1964, para denunciar as mentiras que constituem o Brasil contemporâneo e os massacres contra o povo brasileiro no passado e no presente.

Neste ano o Cordão sairá às ruas com um duplo desafio: lembrará o aniversário de 60 anos do golpe de 1964, e a tentativa de golpe de 2023. Mas, ao mesmo tempo, denunciará a continuidade das matanças do Estado brasileiro nas periferias, zonas rurais e florestas brasileiras ao longo de todo o processo de
redemocratização do país. O enredo destacará também o horror do genocídio palestino e sua relação com as matanças em nossas periferias, discutirá a violência e seletividade racista do encarceramento em massa e homenageará militantes das lutas sociais brasileiras, que estarão presentes no ato. Destacará, por fim, a luta de movimentos de familiares contra a violência de Estado de todo o Brasil, apontando para a Operação Escudo / Operação Verão e suas dezenas de execuções.

A ala musical do Cordão neste ano será composta por músicos importantes de São Paulo como Douglas Germano, Roberta Oliveira, Bel Borges, Renato Martins, Selito SD e outros sambistas de diversas agremiações. Contará também com um time de peso no acompanhamento musical. Como sempre, haverá
diversas intervenções teatrais e visuais ao longo do percurso do desfile. 

Entre 16 e 19 horas, as exposições do MariAntonia estarão abertas para visitação, com entrada gratuita.

Serviço:

Desfile Cordão da Mentira 2024 “De Golpe em Golpe: tá lá um corpo estendido no chão”

Quando | 1º de abril – concentração a partir das 17 horas
Onde | Centro MariAntonia da USP – Praça Sem Nome
Endereço | Rua Maria Antônia 294
Quanto | Entrada gratuita