Nesse tempo de quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo,, o Centro MariAntonia publicará uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!
Literatura
Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor! O que você está lendo agora?
Acompanhe nosso conteúdo em casa!
Semana de 19 a 23 de outubro de 2020
Curso “Luz Negra – a crítica anti-colonial e racial do capitalismo global, com Denise Ferreira da Silva – aula 3
O Centro Universitário Maria Antonia sediou o curso “Luz Negra – a critica anti-colonial e racial do capitalismo global” com Denise Ferreira Da Silva, professora e pesquisadora do “The Social Justice Institute da University of British Columbia”.
O curso gratuito foi dividido em quatro aulas, em dezembro de 2019, e foi promovido em conjunto com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e com o Grupo Interdisciplinar de Raça e Política – GIRA.
Nesta terceira aula, a pesquisadora fala sobre as implicações filosóficas do assunto.
A última aula será publicada na próxima segunda-feira.
Boa aula!
#mariantoniausp #racismo #cursoluznegra
https://youtu.be/QpK8C5KSRkE
“O que você está lendo agora?” – Gabriela Molina lê trecho de “O homem invisível” de H. G. Wells
Na quarentena para combate ao coronavírus, o Centro Universitário Maria Antonia convida o público a ler trechos de livros, que julguem interessantes, e a dar dicas para os leitores.
A estudante da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, do curso de Letras, Gabriela Molina, escolheu o livro “O homem invisível” de H. G. Wells, para ler um trecho para os internautas.
Mande também seu vídeo para imprensama@usp.br!
#oquevocêestálendo #mariantoniausp #literatura #livros
Oficina “Sobre a arte do roteiro”
Até o dia 10 de novembro, estão abertas as inscrições para a oficina “Sobre a arte do roteiro”, promovido pelo Centro Maria Antonia e pelo TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo.
As inscrições são gratuitas! Confira a programação da oficina online – https://www.mariantonia.prceu.usp.br/oficina-online-aborda-a-arte-do-roteiro/?fbclid=IwAR3flWWn-qRCVY5eadk6GiGG4O7QC9QOIk-YT_FknjRSUpVDtGQU2hlPe8Y
Conversa na exposição “Enfoque”, com Diego Castro e Juliana Monachesi
Em 2019, a exposição “Enfoque”, do artista Diego Castro, no Centro Universitário Maria Antonia, mostrou os percursos da informação na mídia.
O artista articulou os materiais coletados no tratamento das imagens altamente difundidas, que perderam seus detalhes por meio da inserção de cor, mas guardaram índices que as tornam reconhecíveis em inúmeros contextos.
No dia 2 de julho de 2019, o artista Diego Castro e a crítica Juliana Monachesi receberam o público no programa “Conversa na exposição”, para falar sobre a mostra “Enfoque“.
Acompanhe a terceira parte da conversa. Os próximos vídeos serão publicados às quintas-feiras.
Boa reflexão!
#exposicao #mariantoniausp #enfoque #conversanaexposicao
“Arqueologias hoje” – Lançamento do site – 22 de outubro de 2020
Hoje, às 20 horas, Cris Esteves e Manuela Afonso, artistas-criadoras do OPOVOEMPÉ, fazem a apresentação desse percurso virtual, no FB do TUSP, a convite do TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo e do Centro Universitário Maria Antonia.
Confira Arqueologias hoje às 20 horas no FB do TUSP | Lançamento do site
Indicação do filme “Nativas narrativas: mirando mundos possíveis” (2020 – 19 min), com realização da Associação Cultural de Realizadores Indígenas/MS (ASCURI)
O Centro Universitário Maria Antonia e o Videocamp tem uma parceria desde 2019.
Para celebrar esta parceria, e ajudar a todos neste período difícil e incerto de isolamento social, o Centro Maria Antonia faz indicações de filmes, disponíveis na plataforma do Videocamp, que educam, alentam e mobilizam nossos corações para transformar a sociedade.
A plataforma abriga a Mostra CineFlecha, em cartaz e prorrogada até o dia 31 de outubro, que traz a recente produção audiovisual de diferentes coletivos e realizadores indígenas do Brasil, com o tema (Re)Existir e Curar.
Os filmes, divididos em quatro sessões temáticas, mostram as diferentes maneiras como os povos indígenas seguem incansavelmente mobilizando formas de (re)existir – resistir e existir outra vez, e curar – por meio de saberes e práticas ancestrais e contemporâneas, diante das forças hegemônicas relacionadas a modos de vida insustentáveis.
Indicamos o curta “Nativas narrativas: mirando mundos possíveis” (2020 – 19 min), com realização da Associação Cultural de Realizadores Indígenas/MS (ASCURI).
A websérie “Nativas Narrativas: Mirando Mundos Possíveis” visa mostrar as perspectivas dos povos indígenas diante da pandemia global do novo coronavírus em 2020. Ep. 1: Teko Marangatu Ep. 2: Ary Vaí Ep. 3: Yvyra’i Jeguá
Para assistir, basta se inscrever na plataforma e clicar. É gratuito!
#mariantoniausp #cineflecha #indígenas #cinema #filmes
https://www.videocamp.com/pt/campaigns/mostra-cineflecha-nativasnarrativas/player?special_id=126032