O Centro MariAntonia abriga, novamente, o Festival Internacional de Documentários de Melgaço em São Paulo (MDOC), agora em sua sétima edição, em parceria com a Associação AO NORTE — Associação de Produção e Animação Audiovisual de Portugal, o Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Cotia. O festival tem entrada gratuita, sujeita à lotação da sala de cinema.
Com o objetivo de divulgar e promover gratuitamente o documentário etnográfico e sociopolítico na
capital paulista, o festival será entre 26 de novembro e 5 de dezembro, uma realização itinerante, em terras brasileiras, do Festival Internacional de Documentário de Melgaço (MDOC), evento português que é realizado desde 2014, quando foi criado pela Associação AO NORTE, e que se tornou referência nacional e internacional no panorama dos festivais do gênero.
Programação do Festival no MariAntonia
Quarta-feira, 27 de novembro
18 horas
My Stolen Planet (88′), de Farahnaz Sharifi
Sinopse: Farah, uma mulher iraniana, é forçada a migrar para o seu planeta privado para conseguir ser livre. Ela compra as memórias de outras pessoas em forma de filmes super 8mm e grava e arquiva as suas próprias, para criar uma história alternativa do Irã
Quinta-feira, 28 de novembro
16 horas
La LunaSott´acqua (99′), de Alessandro Negrini
Sinopse: Era uma vez uma aldeia que estava destinada a desaparecer para sempre. Apoiada nos seus mitos e resistência obstinada, ela ainda existe. Uma viagem temporal visionária e poética em Erto, a pequena aldeia nos Dolomitas italianos, que sobreviveu ao maior desastre provocado pelo homem em tempos de paz: o desastre de Vajont. Um filme sobre os vencidos e o seu indomável canto de resistência, sobre o tempo e sobre uma natureza que respira como coprotagonista. Filmado ao longo de 10 anos, o filme desenrola-se neste tempo e lugar onde o povo de Erto empreendeu uma história pessoal de resistência.
18 horas
A Beautiful Day (19′), de Stefano Obino
Sinopse: O fim de uma guerra nunca é um fim. O diário privado de uma mãe leva-nos numa viagem poética pelas vidas das muitas crianças que fugiram da guerra do ISIS e que foram esquecidas pelo mundo.
Couto Mixto (28´) de João Gomes
Sinopse: Ruben apresenta Clara ao Couto Mixto, outrora um estado independente de identidade híbrida galega e portuguesa. Foi lá que Sara, irmã de Clara, teve um momento de rara tranquilidade antes de morrer. Cento e cinquenta anos após a sua extinção, os habitantes locais ainda celebram o velho estado, e o seu hino canta a glória de um pedaço inteiro de terra semeado de esperança, uma enteléquia libertária. Ruben e Clara tentam mergulhar na sua mística, sentir o seu conforto, e procurar os ecos do passado.
Les Chenilles (30′) de Michelle Keserwany, Noel Keserwany
Sinopse: Asma e Sarah, duas mulheres originárias do Levante, trabalham no mesmo restaurante na cidade de Lyon, em França. Ambas carregam o peso de uma pátria que foram forçadas a abandonar. Inicialmente cautelosas uma com a outra, gradualmente descobrem um fio comum que as une – um fio que remonta à época em que a Rota da Seda ligava Lyon aos seus países de origem. No meio de migrações forçadas, poderemos superar a nossa animosidade e encontrar consolo uns nos outros?
Terça-feira, 3 de dezembro
16 horas
A Savana e a Montanha (77′), de Paulo Carneiro
Sinopse: A comunidade de Covas do Barroso, no norte de Portugal, descobre que a empresa britânica Savannah Resources planeja construir a maior mina de lítio a céu aberto da Europa a poucos metros das suas casas. Diante dessa ameaça iminente, o povo decide organizar-se para expulsar a empresa das suas terras.
18 horas
Mostra Universitária: Sessão 1
Quarta-feira, 4 de dezembro
16 horas
Fogo no Lodo (118´) de Catarina Laranjeiro, Daniel Barroca
Sinopse: Um filme sobre a Guerra Colonial tal como vivida entre a população balanta. Com uma forte tradição de resistência ao colonialismo português, os Balantas foram os primeiros a aderir à luta armada, invocando neste combate os espíritos ancestrais dos quais descendem.
18 horas
Mostra Universitária: Sessão 2
Quinta-feira, 5 de dezembro
18 horas
Tão Pequeninas Tinham o Ar de Serem Já Crescidas (20′) de Tânia Dinis
Sinopse: Tão pequeninas, tinham o ar de serem já crescidas, combina o tratamento ficcional e documental, e parte do arquivo fotográfico e de imagens reais e do testemunho oral de várias mulheres, provenientes das regiões de Trás-os-Montes, Beira, Alto e Baixo Minho, que entre os anos 40 e 70, vieram para a cidade do Porto trabalhar como criadas de servir.
The Insides Of Outr Lives (50′) de Misja Pekel
Sinopse: Filme poético que combina ficção com imagens de arquivo. Uma seleção de milhares de horas de imagens – principalmente material em 8 mm – conta a história da maturidade de duas meninas que crescem ao longo de uma fronteira na Europa, à medida que a fronteira as separa gradualmente. A história retrata com sensibilidade o que significa crescer num mundo onde um dia aparecem barreiras, criando um “nós” e “eles”. O filme, embora composto por imagens de centenas de vidas diferentes, é elaborado de tal forma que parece a vida de uma só pessoa.
Um Mergulho Em Água Fria (20′) de Raquel Loureiro Marques
Sinopse: Quando a casa da minha avó deixou de ser sua, o álbum de fotografias foi repartido como a única herança possível. Agora, a minha mãe e eu revemos as poucas imagens que existem e que, durante anos, deram forma ao meu imaginário de família. Juntas, inventamos um álbum novo onde traçamos as linhas que nos unem à minha avó, essa mulher que aparece sempre com uma expressão dura, de sofrimento, sem sorrir.
Curadoria: Daniel Maciel (AO NORTE/ID+ Portugal), Maurício Cardoso (DIVERSITAS-USP), Sandra Nunes (FATEC COTIA/DIVERSITAS-USP/FAAP) e Fernando Oikawa Garcia (FAAP)
Serviço
Mostra Internacional de Documentário de Melgaço em São Paulo
De 26 de novembro a 5 de dezembro de 2024 às 16 e às 18 horas
Onde | Centro MariAntonia da USP – Edifício Rui Barbosa – Sala Carlos Reichenbach
Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quanto | Grátis
Lotação | 64 lugares (entrada sujeita à lotação da sala)
Informações | (11) 3123-5202