Filme mostra genocídio de indígenas

Filme mostra genocídio de indígenas

No dia 11 de outubro, às 15 horas, o Centro MariAntonia promove a exibição do documentário Segredos do Putumayo de Aurélio Michelis, seguido de debate com o diretor. O evento é aberto a todos e gratuito.

O evento faz parte da programação paralela do XIX Simpósio de Estudos Irlandeses na América do Sul, promovido pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) e pela Cátedra de Estudos Irlandeses W.B.Yeats da USP, entre 14 e 16 de outubro na universidade.

Sinopse do filme

SEGREDOS DO PUTUMAYO é um documentário de longa-metragem sobre aquele que é considerado hoje como o pai dos inquéritos sobre a violação dos direitos humanos, o irlandês Roger Casement (1864-1916) cujas ações enquanto esteve na África, no Brasil e na sua Irlanda nativa, ainda repercutem em nossos dias.

O filme foca no período em que Roger Casement está no Brasil, entre 1906 e 1913, como Consul britânico e particularmente nas missões que liderou aos confins da Amazônia, no Putumayo, com o objetivo de investigar o uso de populações indígenas no trabalho escravo na extração da borracha.

A narrativa baseia-se num diário que ele escreveu durante as suas viagens no Putumayo. Esses textos assombrosos relatam as atrocidades sofridas pelos indígenas quando a beleza natural da floresta amazônica se transforma num inferno tropical.

Este genocídio que viu o extermínio de 30 mil índios, está relacionado ao boom da borracha, uma atividade que chegou a representar 45% da economia nacional e foi um importante momento histórico de fartura e fortuna para a Amazônia brasileira, peruana e colombiana. Contudo, essa lendária prosperidade se deu ao custo da vida daqueles que extraíam o leite da seringueira, os indígenas.

As atrocidades que Roger Casement denunciou no seu relatório ao Ministério das Relações Exteriores britânico, escandalizaram o mundo e comprometeram seriamente o perverso sistema de produção da borracha amazônica. Mas para Casement, o maior objetivo da missão, presente em todas as páginas do seu diário, foi de lutar para resgatar a voz indígena, denunciando as injustiças de modo a permitir que lhes sejam devolvidas a liberdade e a dignidade.

Essas viagens deixam também claro para Casement, quanto injustos e destrutivos são os impérios. Para ele então, que apesar de servir no corpo diplomático britânico se sente profundamente irlandês, como não questionar a submissão da Irlanda à coroa britânica! É o início do seu fim trágico. Em 1916, Casement foi condenado à morte por alta traição por seu envolvimento na luta pela independência da Irlanda (revolta de Páscoa).

Serviço

Exibição do filme Segredos de Putumayo de Aurélio Michiles, seguido de debate com o diretor
 
Onde |  Centro MariAntonia – Edifício Rui Barbosa – Sala Carlos Reichenbach

Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando 11 de outubro às 15 horas

Quanto | Grátis

Lotação | 64 lugares

Informações | (11) 3123-5202