Curso aborda resistências e a periferia como potência em São Paulo 

Curso aborda resistências e a periferia como potência em São Paulo 

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 1º de novembro o curso gratuito Re(existências) negras: Resistências, aquilombamentos e a periferia como potência!. Ministrado pela pesquisadora e assistente social Claudia Adão, é dividido em quatro encontros presenciais, sempre às sextas-feiras, das 16 às 18 horas. Com 150 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://e.usp.br/ra8 até 25 de outubro. 

O curso pretende tratar das estratégias de resistências e aquilombamentos dos territórios periféricos, com foco na cidade de São Paulo. Segundo Adão, “as periferias costumam ser enquadradas dentro do paradigma da ausência, o qual não reconhece estratégias criadas pelas populações destes lugares para lidar com problemas, superar obstáculos, resistir à pressão e desigualdade e produzir novas sociabilidades e significados. Ainda falta dar visibilidade para as estratégias de sobrevivência que historicamente as populações desses territórios vêm realizando”. 

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Programação

1º de novembro
Formação dos Territórios Negros na cidade de São Paulo;

8 de novembro
Tecnologias de resistência e reexistência) da população negra no Brasil

22 de novembro
As periferias como potências;

29 de novembro
Amefricanidade e Territórios de vida

A ministrante
Cláudia Adão é assistente social, doula, mestre em Ciências pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), ambas da USP. Pesquisadora do racismo e sua articulação com o espaço urbano, estuda as estratégias de sobrevivência, resistência e cuidado de pessoas negras em territórios periféricos. Rainha de festa  da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, é colaboradora da rede BrCidades. É autora do livro Territórios de morte: homicídio, raça e vulnerabilidade social  na cidade de São Paulo.

Serviço

Curso Re(existências) negras: Resistências, aquilombamentos e a periferia como potência!

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 1º a 29 de novembro de 2024, sextas-feiras das 16 às 18 horas

Quanto | Gratuito

Vagas | 150 vagas presenciais com certificado  

Inscrições | pelo sistema Apolo https://e.usp.br/ra8 (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)