O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 7 de agosto o curso gratuito Desigualdade e convivialidade na América Latina. Ministrado pelos professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Moacyr Ayres Novaes Filho e Rurion Melo, e Samuel Barbosa da Faculdade de Direito (FD), também da USP, é dividido em doze encontros presenciais, sempre às quartas-feiras, das 10 às 12 horas. Com 20 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://e.usp.br/qp- até 31 de julho.
O curso tem por objetivo propiciar interlocução e debate de algumas questões gerais, segundo as experiências e saberes dos participantes, na sociedade civil, no ativismo político e na produção acadêmica. Como as pessoas da América Latina e do Caribe lidam com a desigualdade em um mundo globalmente entrelaçado, tanto historicamente quanto no presente? Como elas se relacionam umas com as outras, com a sociedade em geral e com a natureza, a ciência e a tecnologia em condições de assimetrias complexamente entrelaçadas? Quais são as maneiras pelas quais as desigualdades interdependentes são significadas, reproduzidas e negociadas em configurações e regimes de convívio?
Essas são algumas questões a serem abordadas no curso. Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.
Haverá seleção das 20 vagas com os seguintes critérios: 12 vagas para negros(as), 2 vagas para indígenas, 2 vagas para PCD, 2 vagas para pessoas trans e 2 vagas sem reserva. Para se candidatar, além da inscrição no sistema Apolo, é necessário preencher o formulário que se encontra no mesmo sistema.
Programação
7 de agosto
Introdução aos conceitos de convivialidade e desigualdade
14 de agosto
Desigualdade, convivialidade e solidariedade: uma visão da teoria decolonial
21 de agosto
A abolição da escravatura no Brasil em perspectiva global, 1879-1888
28 de agosto
Restituição e convivialidade curatorial
4 de setembro
Mães contra a violência do Estado como figuração convivial
11 de setembro
Trabalho escravo, trabalho compulsório e trabalho livre no Brasil do século 19
18 de setembro
Escrivência e lugar de fala: perspectivas decolonias sobre a convivialidade
25 de setembro
Crime organizado e governança híbrida na América Latina
2 de outubro
Familiaridade pública , convivialidade e acesso desigual a recursos
16 de outubro
Poesia épica no Brasil: autorreflexividade e convivialidade
23 de outubro
Informalidades, convivialidade e desigualdade
30 de outubro
Balanço final do curso: conceitos e projetos.
Quem são os ministrantes
Moacyr Novaes é professor titular do departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e pesquisador principal do Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila), possui graduação (1988), mestrado (1993), doutorado (1997) e livre-docência (2011) em Filosofia pela USP.
Rurion Melo é professor do departamento de Ciência Política da FFLCH e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). É principal investigator do Maria Sibylla Merian Centre: Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila). Possui graduação (2003), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado pelo Cebrap (2011). Foi pesquisador visitante da J. W. Goethe Universität Frankfurt am Main e da Freie Universität Berlin entre 2007 e 2009. É membro do Núcleo Direito e Democracia do Cebrap e coordena o grupo de estudos de política e teoria crítica da USP. Desenvolve pesquisas nas áreas de teoria política e teoria social.
Samuel Barbosa é professor de Direito na Faculdade de Direito (FD) da USP, pesquisador permanente do Centro Brasileiro de Análise Planejamento (Cebrap), ex-presidente do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD) entre 2016-2019. É um dos coordenadores da Rede de História do Direito, sediado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. Tem doutorado em Teoria do Direito pela USP e mestrado em Ciências da Religião e Antigo Testamento pela Universidade Metodista de São Paulo. Realizou o pós-doutorado e foi pesquisador-visitante em diversas ocasiões no Instituto Max-Planck de História do Direito e Teoria do Direito (Alemanha).
Serviço
Curso “Desigualdade e convivialidade na América Latina” com Moacyr Novaes, Rurion Melo e Samuel Barbosa
Onde | Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.
Quando | De 7 de agosto a 30 de outubro de 2024, quartas-feiras das 10 às 12 horas
Quanto | Gratuito
Vagas | 20 vagas presenciais com certificado Inscrições | pelo sistema Apolo https://e.usp.br/qp- (haverá seleção de acordo com os critérios descritos acima)