Curso gratuito investiga aldeias e quebradas de São Paulo

Curso gratuito investiga aldeias e quebradas de São Paulo

Os participantes poderão refletir sobre os novos arranjos dos corpos e territórios dos povos originários na cidade

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 10 de setembro o curso gratuito Entre aldeias e quebradas: atravessamento de corpos e territórios na cidade multiespécies. Ministrado pelo pesquisador Eduardo Sales, é dividido em quatro encontros presenciais, sempre às terças-feiras, das 15 às 17 horas. Com 150 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://e.usp.br/qu6 até 31 de agosto. 

Com caráter interdisciplinar, inspirado pela presença cada vez mais intensa dos povos originários nas grandes cidades e, por consequência, no debate público, o curso propõe refletir sobre os novos arranjos dos corpos e dos territórios resultados desse movimento. A partir de um breve olhar sobre as ciências humanas, busca-se o diálogo entre comunidades e, por consequência, modos de operacionalizar ações e/ou pressionar por políticas públicas que priorizem o respeito a modos de vida e aos territórios mais afastados do centro da cidade de São Paulo, aldeias e quebradas. Segundo Sales, “queremos mobilizar aspectos teóricos e práticos relacionados a cosmopolíticas específicas, como a dos Guarani Mbya que vivem na Terra Indígena (TI) Jaraguá, e sua proposta de uma cidade em devir floresta, rica em paisagens e, por consequência, em biodiversidade”.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Programação

10 de setembro
Artesania das Ciências Humanas aplicadas

17 de setembro
Corpos e territórios: atravessamentos

24 de setembro
Fortalecimento comunitário e seu diálogo com políticas públicas

1º de outubro
Mobilização de uma cosmopolítica na cidade

Quem é o ministrante
Eduardo Sales de Lima é jornalista e pesquisador na área de antropologia, estudos comunitários, etnologia ameríndia e políticas públicas. Mestre em Ciências pela Escola de Artes e Ciências (EACH) e doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Serviço

Curso Entre aldeias e quebradas: atravessamento de corpos e territórios na cidade multiespécies

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 10 de setembro a 1º de outubro de 2024, terças-feiras das 14 às 17 horas

Quanto | Gratuito

Vagas | 150 vagas presenciais com certificado  

Inscrições | pelo sistema Apolo https://e.usp.br/qu6 (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)