Curso discute a dramaturgia contemporânea em seu contexto histórico

Curso discute a dramaturgia contemporânea em seu contexto histórico

Participantes poderão conhecer a gênese do termo “pós-dramático” na contemporaneidade do ponto de vista da dramaturgia revisitando marcos históricos

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 8 de outubro o curso gratuito Falas fora do lugar: dramaturgia contemporânea. Ministrado pelo pesquisador Artur Kon, é dividido em seis encontros presenciais, sempre às terças-feiras, das 15 às 18 horas. Com 75 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://e.usp.br/r22 até 30 de setembro. 

O curso pretende pensar e debater o que significa escrever para o teatro hoje, dada a autonomia que a cena desenvolveu em relação ao drama desde meados do século XX. Também parte da pesquisa de doutorado de Artur Kon, que investigou as peças da feminista austríaca Elfriede Jelinek com vistas a lançar luz sobre o sentido de se escrever para teatro hoje, em tempos de “pós-dramático”, isto é, quando o texto parece (e muitas vezes é de fato) dispensável para a cena. Para Kon, “para compreender essa produção, é preciso revisitar a gênese dessa situação contemporânea do ponto de vista da dramaturgia, em autores como Brecht, Beckett, Handke e Heiner Müller. Na terceira e última etapa do curso, serão dedicadas algumas aulas a pensar casos brasileiros recentes, de modo a aproximar a discussão do nosso contexto”.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Programação

8 de outubro
Introdução: O texto teatral na era da sua dispensabilidade pós-dramática

15 de outubro
Marcos históricos: Bertolt Brecht e Samuel Beckett

22 de outubro
Desfazendo lugares: Peter Handke e Heiner Müller

29 de outubro
Falas sem lugar: Elfriede Jelinek e Angélica Liddell

5 de novembro
Lugar de fala na dramaturgia brasileira (1): Corpos queer – Janaína Leite, Newton Moreno e Oliver Olívia

12 de novembro
Lugar de fala na dramaturgia brasileira (2): Vozes negras – Jé Oliveira, Jhonny Salaberg e Grace Passô

Quem é o ministrante
Artur Kon é artista de teatro e pesquisador. É bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde fundou a Cia de Teatro Acidental, na qual trabalha até hoje como ator e dramaturgo (seus textos foram publicados em “Trilogia dos Afetos Políticos”, Ed. Javali, 2022). Mestre e doutor em Filosofia pela USP; apresentou a dissertação Da teatrocracia: estética e política do teatro paulistano contemporâneo, que foi publicada em livro pela Annablume (2017). A tese defendida em 2021 investiga a obra teatral de Elfriede Jelinek; um volume com traduções inéditas das peças dela está no prelo (ed. Perspectiva, previsão para início de 2024). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (2022-2023).

Serviço

Curso Falas fora do lugar: a dramaturgia contemporânea

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 8 de outubro a 12 de novembro de 2024, terças-feiras das 15 às 18 horas

Quanto | Gratuito

Vagas | 75 vagas presenciais com certificado  

Inscrições | pelo sistema Apolo https://e.usp.br/r22 (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)