Grupo O Discurso Harmônica peforma música de Arcangelo Corelli, Dario Castelo, Nicola Matteis, Johann Sebastian Bach e Pietro Locatelli
Na quinta-feira, 3 de outubro, às 17 horas, o Centro MariAntonia promove o concerto “A Ousadia de Orpheu: Estravaganzza em Música” com o grupo O Discurso Harmônico, que apresentará a música dos séculos XVII e XVIII, com entrada gratuita.
Neste espetáculo, o grupo O Discurso Harmônico convida o público a explorar a riqueza e a ousadia da música barroca, com foco nas obras de grandes compositores da época. Sob a direção de Roger Ribeiro, no violino, e Sérgio de Carvalho Oliveira, no cravo, o programa destaca peças que capturam a essência da extravagância musical do período.
O evento é aberto a todos e tem entrada gratuita.
O Discurso Harmônico
É um dos poucos grupos no Brasil com instrumentos antigos ou réplicas de época em atividade regular. Flexível em tamanho, o grupo pode se apresentar desde um violino solo até uma orquestra de câmara, adaptando-se a diferentes repertórios e espaços. O objetivo é construir espetáculos que traduzam de forma simples e democrática o prazer do belo repertório selecionado.
Os intérpretes
Roger Ribeiro – direção artística e violino
Violinista barroco e moderno, rabequeiro e cellista da Spalla, Roger possui mais de 350 concertos desde 2006, atuando como camerista, recitalista e solista. Mestre e doutorando em musicologia pela USP, é formado em violino barroco pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP – na classe de Luis Otávio Santos) e licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez intercâmbio no Real Conservatório de Bruxelas e foi premiado com bolsa de estudos no Centro de Música Barroca de Versalhes, aperfeiçoando-se na França. Foi professor de violino na Universidade Federal de São João del Rei e hoje atua como spalla na Orquestra Barroca da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e no Conjunto de Música Antiga da USP (EOS).
Sérgio de Carvalho Oliveira – cravo
Formou-se em cravo na classe de Helena Jank, em 1992, pelo departamento de música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Aperfeiçoou-se com a cravista Maria Lúcia Nogueira, e estudou órgão de tubos com Elisa Freixo. Em 2015 completou o doutorado pelo departamento de música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
De maio de 2009 a fevereiro de 2020 foi intérprete e curador da série Bach: tema e contratema realizada mensalmente na Associação Cultural Cachuera, em São Paulo, onde apresentou as principais obras de Johann Sebastian Bach para órgão, como Das Orgelbüchlein, os 18 Prelúdios-Corais de Leipzig, o Clavierübung III, as seis Trio-Sonatas, além de obras avulsas, como Prelúdios e Fugas, Fantasias e Fugas, Tocatas e Fugas, a monumental Passacaglia, e diversos Contrapontos de Die Kunst der Fuge.
Em 2015 iniciou na Biblioteca Brasiliana Mindlin uma série de recitais da obra bachiana para cravo, como os dois livros de O Cravo Bem Temperado, as seis Partitas, as seis Suítes Francesas, as seis Suítes Inglesas, as trinta Invenções e Sinfonias, além de recitais dedicados a Domenico Scarlatti, a Jean-Phlippe Rameau, e a autores portugueses dos séculos XVII e XVIII.
Desde 2008 faz parte da equipe artística do Coral da USP, atuando também como professor de piano e de percepção.
Programa
• Sonata Concertante n. 2 em Ré menor para violino e cravo de Dario Castello
• Sonata Opus 5 n. 1 em Ré Maior de Arcangelo Corelli
I. Grave – Allegro – Adagio – Grave – Allegro – Adagio
II. Allegro – Adagio
III. Allegro
IV. Adagio
V. Allegro
• Passagio Rotto i Andamento Veloce de Nicola Matteis
• Sonata BWV 1021 em Sol maior para violino e baixo contínuo de Johann Sebastian Bach
I. Adagio
II. Vivace
III. Largo
IV. Presto
• Sonata Op. 8 n. 4 de Pietro Antonio Locatelli
I. Cantabile
II. Allegro
III. Vivace
IV. Allegro Molto
Serviço:
Concerto A Ousadia de Orpheu: Estravaganzza em Música, com Roger Ribeiro no violino e Sergio de Carvalho Oliveira no cravo
Quando | 3 de outubro às 17 horas
Onde | Centro MariAntonia da USP – Edifício Joaquim Nabuco
Endereço | Rua Maria Antônia 258
Classificação | Livre
Lotação da sala | 100 lugares
Quanto | Grátis