Nos dias 16 e 17 de novembro, o Centro MariAntonia, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA), ambos da USP, promove duas conversas na exposição “Encantar na fronteira do conhecimento” da artista Sandra Boeschenstein, em cartaz no MariAntonia até 20 de novembro.
O objetivo é debater com profissionais brasileiros os entrelaces entre a ciência e a arte, como também a prática e a poética do desenho no campo expandido, seja nas artes, como em outras áreas do conhecimento.
No sábado, 19 de novembro, haverá também uma oficina prática de desenho por Sandra Boeschenstein, na qual ela irá compartilhar os seus conceitos, estratégias e técnicas de desenho como também instigar a criatividade dos alunos.
A entrada é gratuita para todas as atividades. Para a oficina, é necessário se inscrever previamente no link https://url.gratis/1KsK.
Confira a programação:
16 de novembro, das 14h30 às 17h30
On drawing: canons, experiments, transcendences / Sobre Desenho: cânones, experimentos, transcendências
Convidados
Sandra Boeschenstein, artista visual/ Martin Grossmann, curador da exposição e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA), IEA, ambos da USP, e Fórum Permanente) / Sonia Guggisberg, artista multimídia e Edith Derdyk, artista
Debate-conversa com artistas, e curador a respeito dos estatutos, tradições, experimentos e transcendências do desenho na contemporaneidade.
O desenho tem um papel central na exposição Grace at the Boundary of knowledge / Encantar na Fronteira do Conhecimento, uma vez que está na base de todos os trabalhos expostos, seja pelo modo como ele opera nos desenhos que foram produzidos tendo como superfície o papel, como também aqueles que performam no espaço in situ das galerias, de forma instalativa. Sandra Boeschenstein explora a versatilidade e agilidade desta técnica que permeia a história e atualidade das artes visuais. A conversa-debate com outros profissionais que utilizam o desenho ou os seus princípios na sua prática acompanha as proposições da obra de Boeschenstein de expandir o desenho para além do papel, das paredes, do universo circunspecto das artes plásticas, ampliando assim o universo gráfico em vivo contato com as dimensões mais abstratas do conhecimento.
17 de novembro, das 14h30 às 17h30
Grace at the Boundary of Knowledge, conversation on art, science and knowledge | Encantar na Fronteira do Conhecimento: conversas sobre arte, ciência e conhecimento
Convidados:
Guilherme Ary Plonski, diretor do IEA, professor da FEA e EP, todos da USP / Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP / Sandra Boeschenstein, artista visual / Britta Padberg, Academy of International Affairs NRW / Regina P. Markus (biociência) / Claudio Mubarac, artista
Esta mesa reúne artistas e cientistas para uma conversa-debate acerca das convergências da arte e da ciência sejam estas filosóficas, epistemológicas ou mesmo práticas.
Tendo como ponto de partida a exposição de Sandra Boeschenstein os participantes são convidados a compartilhar as suas impressões e reflexões a partir de suas experiências profissionais, seus campos de atuação e reflexões. Em um diálogo interdisciplinar que ressoa com o trabalho da artista que busca permear as fronteiras, as regras e os referenciais que a estrutura acadêmica convencional define como disciplinas.
19 de novembro, das 14 às 17 horas
Oficina “Poética do desenho: de desenhar um espaço a desenhar no espaço”
A oficina com a artista, ministrada em inglês, com o título “Poética do desenho: de desenhar um espaço a desenhar no espaço”, terá inscrições gratuitas, que podem ser feitas por meio do formulário , além de portfolio e curriculum.
Com 15 vagas, a oficina é dirigida a estudantes de graduação e pós-graduação em artes, arquitetura e design. Clique aqui para se inscrever.
A artista Sandra Boeschenstein e os curadores Martin Grossmann e Britta Padberg farão a seleção dos inscritos.
Na primeira parte, serão discutidas as qualidades específicas do desenho: sua agilidade e sua mutabilidade em uma combinação de observação e criação. Olhando para obras selecionadas e realizando exercícios de desenho, a intenção é a de expandir nossa visão do desenho em papel para o desenho in situ.
Na segunda parte, será realizado individualmente ou em dupla, com os meios mais simples e versáteis, um desenho in situ, no interior da sala ou no espaço exterior próximo:
O desenho em papel como um recorte no espaço real e/ou o espaço real como um recorte no desenho sobre papel.
– Qual a diversidade de desenhos híbridos in situ nos experimentos individuais?
– Como o desenho e o espaço real podem ser entrelaçados?
– Como a observação e a imaginação podem ser expandidas mutuamente?
– Que novas visões do espaço real e nossa percepção do mesmo se tornam possíveis através destas intervenções sutis?
A oficina será concluída com uma apresentação plenária e discussão dos trabalhos. As intervenções serão documentadas por meio da fotografia a partir de perspectivas sugeridas pelos respectivos autores.
Os participantes devem trazer uma caneta técnica (fineliner) preta, tesoura e fita adesiva.
Serviço:
Conversas e oficina na exposição Encantar na fronteira do conhecimento / Grace at the Boundary of Knowledge
On drawing: canons, experiments, transcendences / Sobre Desenho: cânones, experimentos, transcendências – 16 de novembro das 14h30 às 16h30
Grace at the Boundary of Knowledge, conversation on art, science and knowledge | Encantar na Fronteira do Conhecimento: conversas sobre arte, ciência e conhecimento – 17 de novembro das 14h30 às 16h30
Oficina “Poética do desenho: de desenhar um espaço a desenhar no espaço”, com Sandra Boeschenstein – 19 de novembro, das 14 às 17 horas – inscrições – https://url.gratis/1KsK
Onde | Centro Maria Antonia – Edifício Joaquim Nabuco
Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quando | 16, 17 e 19 de novembro de 2022
Quanto | Grátis
Informações | (11) 3123-5202