Movimento surge na Itália em oposição à retórica fascista. Participantes conhecerão mais dos principais filmes e diretores enriquecendo seu repertório cinematográfico
O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 13 de setembro o curso Neorrealismo no cinema italiano. Ministrado pela jornalista e cineasta Silvana Nuti, é dividido em quatro encontros presenciais, sempre às terças-feiras, das 19 às 21 horas. Com 64 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link http://e.usp.br/l4q até 9 de setembro. O investimento é de R$ 150.
O curso tem o objetivo de difundir informações históricas do momento em que o neorrealismo floresceu no cinema italiano com conhecimentos mais aprofundados sobre os diretores e suas principais obras, a fim de enriquecer o repertório cinematográfico dos participantes e estimular a criatividade nesta área.
Dirigido a profissionais ou estudantes de cinema, além de interessados em audiovisual, história e ciência política, o curso apresenta sessões comentadas dos principais filmes e diretores do movimento neorrealista, que surgiu na Itália, em oposição à retórica fascista, e influenciou grandes cineastas. Nuti explica que “esse movimento de renovação passou a priorizar o contato direto com a realidade, de uma forma quase documental, valendo-se das locações reais, com luz natural, ao invés de estúdios, com atores não profissionais e histórias filmadas com poucos recursos”.
Estudantes, professores, servidores públicos, idosos (acima de 60 anos) e aposentados têm desconto de 50% no investimento. A disponibilidade de bolsas integrais deve ser consultada pelo e-mail cursosma@usp.br.
Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.
Programação
13 de setembro
Diretores precursores do neorrealismo: Jean Renoir, Toni (1934), Manoel de Oliveira, Aniki Bóbó (1942), Yasugirô Ozu, Tokyo no Yado (1935), Luis Buñuel, Las Hurdes (1933)
20 de setembro
Os “papas do movimento”: Roberto Rosselini
Roma, città aperta (1945) / Paisà (1946) / Germania anno zero (1948)
27 de setembro
Os “papas do movimento”:
Vittorio de Sica – Sciuscià (1946) / Ladri di bicicletta (1948)
Luchino Visconti – Ossessione (1942) / La terra trema (1948)
4 de outubro
Os “papas do movimento”:
Federico Fellini – I Vitelloni (1953) / La strada (1954)
Pier Paolo Pasolini – Accattone (1961)
Sobre a professora
Silvana Nuti é jornalista e cineasta, diretora da produtora Sol Filmes, em São Paulo. Trabalhou como repórter e editora na Folha de S. Paulo, entre outros veículos, colaborou como roteirista freelancer para emissoras de TVs, em Roma e em Paris, e especializou-se em roteiro na universidade The New School, em Nova York. Nos últimos dez anos, aprofundou-se no movimento do neorrealismo no audiovisual, dirigiu curtas de ficção e documentários, entre eles A Linguagem do Coração, rodado em 2016, e exibido em salas de centros culturais e em mostras nacionais e internacionais, promovidas pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil, entre outras. Em 2020, o roteiro do documentário A Linguagem do Coração foi premiado no edital de audiovisual da lei Aldir Blanc.
Serviço
Neorrealismo no cinema italiano
Onde | Centro Maria Antonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.
Quando | De 13 de setembro a 4 de outubro de 2022, terças-feiras, das 19 às 21 horas
Quanto | R$150,00 (50% de desconto disponível para estudantes, professores e servidores públicos, para pessoas acima de 60 anos e aposentados). Consulte a disponibilidade de bolsas integrais pelo e-mail cursosma@usp.br
Vagas | 64 vagas presenciais com certificado
Inscrições | pelo sistema Apolo http://e.usp.br/l4q