Debaixo desse céu aposta na imaginação de novos começos urbanos a partir do passado com novas formas possíveis de existência; e Em Órbita, imagens do cotidiano da cidade de São Paulo transformam-se nas pinturas de Renata Ursaia.
O Centro MariAntonia inaugura, no dia 30 de novembro, às 11 horas, duas exposições com entrada gratuita. O público pode conferir as exposições de terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas.
A mostra Debaixo desse céu: nebulosas da cidade, idealizada pelo coletivo de pesquisa Cronologia do Pensamento Urbanístico, é resultado da interação e cooperação entre as equipes das diversas universidades públicas brasileiras que integram o coletivo de pesquisa da plataforma Cronologia do Pensamento Urbanístico – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de São Paulo (USP).
A proposta expositiva apresenta a história do urbanismo e das transformações urbanas em numerosas cidades brasileiras de maneira plural, com o objetivo de revelar a complexidade dos tempos históricos. Com base no acúmulo das pesquisas desenvolvidas por essas equipes, foram selecionadas cerca de 150 imagens que trazem uma pluralidade de 100 acontecimentos históricos situados no tempo e no espaço entre distintos agentes, vozes, perspectivas e saberes em projetos, ações, configurações e tensões na vida urbana, observados a partir do Brasil.
Por meio da metáfora das nebulosas, que são grandes nuvens encontradas no espaço interestelar formadas, majoritariamente, de poeira cósmica e gases, a exposição coloca estes conjuntos de imagens – composições de fragmentos contíguos, linhas e forças distintas, para abrir espaço para tensões, dissensos, contradições e ambivalências múltiplas e em constante movimento. As nebulosas são pensadas e propostas coletivamente, a partir dos fragmentos que cada um reúne em seu esforço de objetivação dos discursos do outro, em relação ao próprio exercício de dotação de sentido que empreende.
Em Órbita de Renata Ursaia, por sua vez, traz um conjunto de pinturas figurativas interconectadas, apresentando uma tessitura sensível sobre o cotidiano de São Paulo e seus cidadãos anônimos. Com curadoria da designer Didiana Prata, a exposição contém composições singulares, que tocam o visitante por uma série de elementos simbólicos, nem sempre tangíveis, como a sensação de intimidade com que a artista retrata seus personagens. Prata ressalta que “nessa representação única, a paleta de cores desempenha um papel fundamental, pois as camadas de tinta adicionam nuances e volumes que conferem personalidade aos corpos e seus rastros, alinhados no espaço cênico”.
A costura entre o anonimato e a intimidade é um ponto de interesse que aparece em muitos trabalhos de Ursaia. Na série de pinturas Órbita, por exemplo, vemos retratos em close de motoqueiros, parados, enquanto esperam o farol abrir. Mas algo tão comum na cidade, na obra se transforma, estranhamente: a forma redonda do capacete fechado, acentuada pelo contraluz, o faz parecer um astronauta, suspenso no tempo e no espaço. Há, de novo, uma inversão entre o mundo interior e exterior, entre proximidade e distanciamento, como uma espécie de alternância de exílios.
Quem são
A Plataforma Online
Cronologia do Pensamento Urbanístico (www.cronologiadourbanismo.ufba.br) é uma ferramenta de pesquisa e divulgação da história do urbanismo, criada para cartografar e escrever a história das complexas redes que compõem o pensamento urbanístico ao longo do tempo. Fundada em 2003, a plataforma conta com a colaboração de diversos grupos de pesquisa em várias instituições brasileiras, incluindo a UFRJ e UFBA (fundadoras da plataforma), além de grupos da UnB, UFMG, Unicamp, UNEB, USP e UFRGS. Este esforço coletivo reúne cerca de 100 pesquisadores ativos e outros tantos egressos, criando uma rede de cooperação interinstitucional em prol de uma história intelectual do urbanismo.
Ao ofertar cerca de 1500 verbetes relacionados ao pensamento urbanístico, além de biografias, documentos, cronologias e leituras, a plataforma online Cronologia do Pensamento Urbanístico oferece diferentes formas de abordagens dessa história e tem se tornado uma importante fonte de pesquisas para investigadores.
A artista
Renata Ursaia é formada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e já trabalhava na faculdade com fotografia, e depois com a linguagem em vídeo e cinema. Seu interesse é no estudo sobre a cidade e o uso dos espaços A partir dessa vivência “de rua” elementos cotidianos vão sendo reconfigurados por meio da pintura e do vídeo. Percebe-se entre as obras uma atmosfera própria, de identificação, mas também de estranhamento. Algo que pode emanar de uma determinada incidência da luz, da composição cromática, ou ainda do ritmo e movimento das imagens. Para compor a poética do trabalho é preciso que elementos pictóricos sirvam à uma narrativa crítica, consciente de seu entorno.
A curadora
Didiana Prata é designer gráfico, curadora de imagens, professora e doutora em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU da USP. Sua pesquisa foca no design de narrativas visuais e nos novos vocabulários estéticos que emergem das interfaces informacionais. É consultora de design integrado com comunicação. Realiza projetos de identidade visual e de estratégias de narrativas visuais para marcas e institutos e participa da concepção e de projetos expositivos e curatoriais. Atualmente integra os grupos de pesquisa Estéticas da Memória no Século 21 (CNPq/FAUUSP) e Gaia – Grupo de Artes e Inteligência Artificial do Inova – USP. É professora de Design do Centro Universitário Armando Álvares Penteado (FAAP) e do Istituto Europeo di Design (IED).
Serviço
Exposição Debaixo desse céu: nebulosas da cidade do coletivo de pesquisa Cronologia do Pensamento Urbanístico
Exposição Em Órbita de Renata Ursaia
Abertura 30 de novembro – a partir das 11 horas
Onde | Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco
Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quando | De 30 de novembro de 2024 a 13 de abril de 2025
Visitação | terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas
Quanto | Grátis
Informações | (11) 3123-5202